Hoje resolvi falar sobre a felicidade e, para começar, busco ajuda em Saint Exupéry (para os que não sabem , autor de uma obra-prima, O pequeno príncipe)...
"Se queres compreender a palavra 'felicidade', indispensável se torna entendê-la como recompensa e não como fim."
Isso direciona nossa reflexão... Pessoalmente, não consigo visualizar a felicidade como um ponto de chegada, e sim como o caminhar para chegar a este momento culminante e, quem sabe, fulminante! Os que consideram os pontos de chegada como fontes exclusivas de sua felicidade estão sujeitos a riscos múltiplos, dentre os quais, condicioná-la ao alcance daquele determinado objetivo... Tudo bem, por um lado é desafiador, instigante, mas e por outro? E todo o aprendizado, os erros e acertos ao longo do caminho? Segundo plano? Não!!!
Acredito realmente que, a felicidade é um aprendizado, e que devemos buscar extrai-la dos mais simples momentos, gestos, passos... afinal, é muito mais fácil corrigir um passo e identificar o que e como deve ser corrigido do que, ao final de toda uma jornada, encontrar as falhas e acertos... Para que se contentar com o resultado líquido do caminhar, com uma média, que encobre a unicidade de cada situação, de cada gesto, de cada pessoa?!?
A vida já vem sendo matematizada demais para que incorporemos também essa ciência aos nossos relacionamentos, às nossas vidas!!! Viva em plenitude cada momento, seja inteiro, intenso, arrisque mais (não se detenha diante dos NÃOs que a vida por ventura venha a lhe propor... de repente estarão aí belas oportunidades para que você levante mais forte, pronto para driblar ou reverter futuros NÃOs... )
Extrair a felicidade de pequenas coisas, momentos e gestos simples, requer aprender a olhar e sentir muitas vezes como a criança adormecida dentro de nós... Ela está aí, desperte-a, para que um dia ensolarado, uma bela noite de luar, uma gostosa sobremesa, um e-mail de um amigo, a presença das pessoas amadas, possam ter sua carga positiva potencializada, e muito!!! Se aprendermos a valorizar mais cada passo, cada pessoa em nossas vidas, com certeza estaremos em um caminhar mais leve, mais bonito, e atrairemos pessoas assim para caminharem a nosso lado!!!
Como falamos no resgate das crianças que há em nós, uma musiquinha sobre felicidade da minha infância (e talvez, de mais alguns... se é que alguém chegará a ler esse blog algum dia... rs):
Dona Felicidade
Trem da Alegria
Trem da Alegria
Composição: Michael Sullivan / Paulo Massadas
Lua lá no céu
Queijo, pão de mel
Na ponta do pincel
Mostra no papel aonde encontrar
A tal da dona felicidade
Perguntei pro céu
Perguntei pro mar
Pro mágico chinês
Aonde a felicidade
Resolveu de vez morar
Até que um anjo me disse
Que ela existe
E é tão fácil encontrar
Bem lá no fundo do peito
O amor é feito
É só você se entregar
E você vai ser muito feliz
É só na vida acreditar
E você vai ser muito feliz
É só na vida acreditar
Lua lá no céu...
Lálálálálálálálálá
Lálálálálálálálálá...
Bom 'por hoje é só pessoal!'... Um ótimo dia a todos e a todas!!! CARPE DIEM!!!


Nenhum comentário:
Postar um comentário